Argamassas Projetadas Leves



Fabricadas pelas maiores empresas mundiais na área de proteção contra fogo em estruturas metálicas, as argamassas projetadas leves (densidades nominais aparentes de cerca de 300 a 400 Kg/m³) são os materiais internacionalmente mais utilizados para a proteção de estruturas metálicas, devido à sua alta eficiência e baixo custo de aplicação. Aplicados por projeção pneumática de baixa pressão preferencialmente na fase inicial de construção do edifício, este tipo de proteção traz grande produtividade e rapidez, reduzindo as interferências (e os custos) no cronograma da obra.

Possuem ainda a vantagem de proteger a estrutura contra a corrosão, eliminando a necessidade de qualquer tipo de primer, devido à composição química destes materiais. As argamassas projetadas leves são recomendadas para todas as vigas e colunas que permaneçam ocultas por forros e acabamentos (para que o aspecto estético não seja um impecílio à sua utilização) ou até mesmo para as estruturas que permaneçam aparentes em grandes áreas como depósitos, galpões e estacionamentos, desde que não sofram abusos mecânicos. Estes sistemas podem ainda serem alisados e receberem pinturas de acabamento para a melhoria de seus aspectos estéticos finais, levando-se em conta que este tipo de material não é desenvolvido para sofrer este tipo de alteração.

Os maiores edifícios do mundo são protegidos com este tipo de material, como a Sears Towers (Chicago – EUA) e as Torres Petronas (Kuala Lumpur – Malásia). No Brasil, alguns dos maiores edifícios e prédios comerciais receberam proteção passiva contra fogo com materiais projetados em áreas internas, aparentes ou não. Edifícios como o Shopping Center Frei Caneca e as sedes dos Correios em Santo Amaro e Saúde, em São Paulo, o Aeroporto Internacional de Brasília e o Centro Empresarial Aeroporto em Porto Alegre – RS (maior edifício de estruturas metálicas do estado do Rio Grande do Sul, com 12 andares).

O Departamento Técnico Refrasol está preparado para oferecer a solução que melhor atende às necessidades específicas de cada situação em que se opte pela utilização deste tipo de material. Além disso, estamos preparados para o acompanhamento, a fiscalização e as vistorias periódicas que se façam necessárias antes, durante e após a conclusão de nossos serviços. Também realizamos inspeções e verificações de trabalhos executados por outras empresas, seja para verificação e conferência, seja atualização de documentação técnica periódica.